quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quem mudou hábitos de consumo depois da chegada dos filhos?

Que a chegada dos filhos muda a mãe a gente já sabia. Mas você imaginava que ia fazer tantas mudanças - em hábitos de consumo, por exemplo?

Hoje, para mim, é difícil tomar uma decisão sem pensar no impacto que ela terá sobre minha filha. Afinal, eu sou seu primeiro modelo. Que tipo de exemplo eu quero dar como mãe, pessoa, cidadã? Essa é uma questão que me faz parar e pensar em cada decisão que tomo no dia-a-dia.

Percebo, por exemplo, que tomo muito mais cuidado com a alimentação da casa hoje do que antes da Manu nascer. Se antes qualquer bobagem fazia meu jantar de sexta-feira, hoje planejo as refeições de forma que sejam sempre equilibradas. Diminuímos o refrigerante, e praticamente não compramos doces lá em casa.

Fora outras preocupações, como reciclar o lixo, diminuir o consumo de energia, planejar melhor as comprar - para comprar menos coisas desnecessárias... O próximo passo é eliminar as sacolinhas plásticas de nossas vidas (não é fácil como parece! quando nego, geralmente me olham como se eu fosse um e.t...)

Eu observo que muitas mães tem uma preocupação semelhante à minha. Participo de um grupo no Facebook (Consumismo e Publicidade Infantil) que está cheio delas. E hoje topei com um site bacana (o Mamatraca) que está fazendo essa pergunta: que hábitos de consumo você mudou depois que nasceram seus filhos?

Porque é inevitável pensar que nós é que estamos formando a nova geração - aquela que vai dirigir o mundo daqui a alguns anos. Não, não é exagero! Que filhos são esses que deixaremos para o planeta? Que exemplo você está dando pra ele/ela? Já pensou nisso?




Foto do Blog do Planeta - Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário